Namorar depois do divórcio (dicas importantes)

Namorar depois do divórcio é algo que causa um certo desconforto nas pessoas, apesar de ser uma necessidade humana, encontrar um outro parceiro implica em aprender a lidar com certos sentimentos e situações que envolvem outras pessoas ao nosso redor.

Casal que quer namorar depois do divórcio

O divórcio, talvez, é uma das fases mais difíceis que se pode passar. Além de ser difícil, também pode ser traumático pensar em não voltar a namorar. Mas há uma solução para isso e você só precisa entender mais sobre esse assunto.

Neste artigo, estaremos falando sobre alguns aspectos que devem ser observados quando se deseja iniciar um namoro após o divórcio, então leia com muita atenção.

1. Tenha amor próprio

Isso soa clichê, mas sim, o amor próprio é de grande importância.

Este é o primeiro passo que você deve dar antes que alguém mais possa amá-lo(a). Seja quem você é, e não o que os outros querem que seja.

Após o divórcio, você certamente mudou e definitivamente se tornou alguém mais forte e com a experiência necessária para escolher outra pessoa para a sua vida amorosa. 

Lembre-se da dor pela qual você passou e dos problemas que você teve no casamento? Pois bem, é hora de aproveitar essas lições de vida e mover-se adiante com uma atitude positiva.

A aceitação é a chave para o amor próprio, afinal, você quer que a outra pessoa te veja da forma que você realmente é, não é verdade? Além disso, aproveite o tempo depois do divórcio para curtir um pouco da sua liberdade e tomar consciência do seu próprio valor.

2. Não fique trancado(a) no seu quarto

Quando você sentir que está pronto(a) para sair de novo, a primeira coisa que precisa fazer é sair do seu quarto e explorar o mundo e falar com as pessoas ao seu redor.

Ninguém vai saber que você está disponível para um possível namoro se estiver dentro do seu quarto. Para namorar depois do divórcio você tem que se expor e conhecer pessoas.

Deixe isso acontecer naturalmente e tente fazer coisas que nunca fez antes pois isso ajudará a descobrir novos lugares e pessoas interessantes que podem fazer parte do seu novo relacionamento, essa atitude é fundamental para mudanças na sua vida.

3. Seja honesto(a) sobre sua história

Não há nada vergonhoso sobre o divórcio e portanto não tenha medo de falar sobre isso com uma nova pessoa que pretende namorar. Diga-lhe diretamente, sem palavras floridas, sem entrar em círculos, mas direto ao ponto para fique claro logo no começo da relação.

Quando sua honestidade vem à tona o relacionamento fica mais agradável pois não precisa ficar tentando esconder algum fato na sua nova relação e isso é muito saudável. 

Só não faça disso o tópico a noite toda. Isso certamente arruinará o encontro.

Diga à pessoa que você está disposto a falar sobre sua história se ela estiver interessada em saber mas diga também que quer falar sobre outros assuntos.

4. Aceite o fato de ser divorciado(a)

Para sair e namorar depois do divórcio é preciso estar ciente de que você não está mais em uma relação, então o primeiro passo é aceitar o fato que não tem mais um parceiro(a).

Além disso, é uma adição às experiências de vida que você tem e que faz você crescer. Você não precisa esconder isso tanto quanto você não precisa exibi-lo à toa.

Aceitar o fato de que está divorciado(a) faz com que sua mente passe a trabalhar no sentido de buscar a felicidade novamente e desperta o interesse em procurar outra pessoa.

Também permite que você se conheça mais e entenda quem realmente é pois o faz refletir sobre o que pode ter dado errado no seu casamento e como deve agir na próximo relação para aumentar as possibilidade de tudo dar certo.

5. Não faça comparações

Comparar a pessoa que você está namorando com seu ex-marido ou ex-mulher é um grande engano e você nunca deve fazer isso ao tentar namorar depois do divórcio.

Primeiro, isso fará com que a pessoa pense que você teve problemas no passado e dará a impressão de que você ainda não superou sua isso, então não é nada legal.

Em segundo lugar, você não vai apreciar a pessoa com quem você está namorando se ficar sempre comparando e tentando achar as qualidade e defeitos todo o tempo.

Há uma grande chance de você não ver o que é bom sobre essa nova pessoa de ficar comparando-a ao seu passado. Não ache que seu ex  faz parte de um padrão que serve para comparações, porque, se isso fosse verdade, você não será divorciado(a) agora.

Comparar nunca vai dar certo. Isso apenas arruinará as coisas, tente se concentrar no que você tem agora e se possível, esqueça o passado.

6. Seja prudente

O divórcio é algo que você não quer que ocorra outra vez.

Tendo isso em mente, é muito importante que você escolha e julgue bem a pessoa com quem está namorando depois do divórcio para não repetir os mesmos erros do passado.

Use de sabedoria em todas as decisões que você toma, pois uma decisão errada poderia arruinar tudo. Uma boa maneira de se lidar com isso é ficar um tempo solteiro(a) antes de se envolver em um relacionamento, isso te dará tempo para pensar no que quer.

E quando estiver pronto(a), equilibre todos os aspectos da sua vida o máximo que puder. Não se apresse em voltar a namorar e dê um passo de cada vez . Isso é muito melhor do que apressar as coisas e acabar com a pessoa errada novamente.

Além disso, não se concentre somente na idéia de como vai conseguir namorar depois do divórcio, mas também passe tempo com as pessoas que são importantes para você, como seus amigos e familiares que estão sempre ao seu lado nos momentos mais difíceis.

Seguindo esse caminho de manter a prudência, você diminui muito a chance de se frustar novamente com uma nova relação, então valorize esse aspecto.

7. Um encontro não é um relacionamento

Então, ok, você saiu em um encontro com uma pessoa uma vez e ela pareceu incrível e perfeita e agora você já quer dar o próximo passo e levar a relação para o próximo nível.

PARE! Isso não funciona assim. Sair com alguém uma vez não significa que já tem um relacionamento, mesmo que já tenha rolado algo em um primeiro encontro você deve ter outros encontros para conhecer mais a pessoa e ver se realmente se encaixa com você.

Além disso, você não tem certeza se essa pessoa quer sair com você pela segunda vez, ( a não ser que já tenham concordado) então mantenha a calma e continue o processo de marcar o segundo encontro e ir progredindo um passo de cada vez.

Mas isso não significa que você tem que esperar uma eternidade para levar o relacionamento para outro nível, se você quer namorar depois do divórcio tem que aprender a dar um passo atrás e se comportar como fez no passado, entrando na relação gradativamente através de um flerte, namoro, noivado e casamento.

8. Tenha auto respeito

Só porque você é divorciado(a) não significa que deva ser menos respeitado(a).

Não baixe o seu padrão tentando namorar alguém que não te agrade porque tem medo de uma possível rejeição ou de ficar sozinho(a) Tenha respeito próprio e auto-estima para valorizar-se como pessoa e não caia na armadilha de ser pisado(a) ou humilhado(a).

Além disso, não divulgue tudo sobre você de uma só vez. Isso reflete respeito próprio e mistério. Mantenha um pouco do segredo até ter certeza de que a pessoa com quem iniciou o namoro é digno de saber cada detalhe sobre você e sua vida.

9. Seja aberto(a)

Você pode estar se perguntando, porque eu disse para manter um pouco de segredo e agora eu estou dizendo para você ser aberto(a). Não fique confuso(a). Quando digo estar aberto, quero dizer estar aberto a todas as possibilidades.

Você não sabe o que o futuro reserva, então é melhor que esteja aberto(a) a todas as possibilidades de mudanças que podem ocorrer na sua vida, de repente irá começar a ir a novos lugares ou até mesmo mudar de cidade, estado ou país por conta da nova relação.

Namorar depois do divórcio implica em fazer uma mudança de pensamento e aceitar novas experiências que serão diferentes do seu casamento anterior, isso é totalmente normal.

10. Não tenha expectativas muito altas

Não espere que o namoro depois do divórcio seja como um contos de fadas ou como a vida nos filmes e novelas. Nenhum relacionamento é perfeito.

Nenhuma pessoa é perfeita nem mesmo você, então o seu namoro passará eventualmente por problemas assim como já passou antes de ser divorciado.

Sempre haverá altos e baixos. Nem todo mundo com quem você vai será um amor de pessoa, alguns deles apenas serão encontros e relações passageiras. Em cada encontro, tente estar aberto(a) à todas as possibilidades e esteja pronto para o que pode acontecer.

Considerações finais

Não há nada errado em namorar depois do divórcio e se você está lendo esse artigo é porque pretende sair em busca de um novo amor e isso é muito bom.

Além disso, é uma das melhores coisas que você pode fazer para começar algo novo em sua vida depois de toda a dor que passou. Não tenha medo do que ainda está por vir, seja ousado(a) em assumir riscos.

Por favor compartilhe esse artigo com outras pessoas...

Previous Post
Couple with a kid at a cafe
Dicas para homens

Como namorar uma mulher com filhos (dicas importantes)

Next Post
Busy man
Dicas para mulheres

Como conquistar um homem ocupado (dicas infalíveis)