Como lidar com namoro na adolescência

Lidar com namoro na adolescência é uma preocupação comum da maioria dos pais.

O primeiro namoro da filha geralmente é o mais preocupante, mas há pais que se preocupam também com o filho homem e com quem ele se relaciona nessa faixa etária.

Uma das coisas mais assustadoras é ver seus filhos saírem em um encontro durante a adolescência, às vezes surge até mesmo a vontade de espiar enquanto estiverem fora.

Como lidar com o namoro na adolescência

Mas, claro, você tem que aceitar que isso é algo inevitável e isso é perfeitamente normal. Você passou por isso também, então deve ser você quem primeiro entenderá a situação do relacionamento na adolescência.

Os filhos precisam de você mais nesta fase de suas vidas, então esteja lá para ele ou ela em cada passo do caminho. Apoio dos pais é algo fundamental.

Qual é a idade apropriada para uma garota começar a namorar?

Não existe idade certa ou errada quando se trata de namoro.

Um relacionamento na adolescência é uma coisa muito natural.

Você não pode ditar regras nem controlar os sentimentos da sua filha e tudo o que você pode fazer é entendê-la e guiá-la em seu caminho para o relacionamento amoroso.

Tente conversar com ela sobre o que realmente é um relacionamento.

Explique a ela de uma maneira simples para que entenda claramente no que ela está prestes a entrar. Você pode pensar que seu filha, uma adolescente, já conhece o processo de namoro, mas, ela ainda está aprendendo coisas sobre relacionamentos e rapazes.

Frequentemente o que elas sabem sobre namoro veio das coisas que eles vêem nas mídias sociais. Algumas delas são verdadeiras, mas a maioria dessas coisas não é realista.

Converse com sua filha sobre namoro

Assegure-se de que sua filha compreenda totalmente a importância de ter um parceiro amoroso que não a impeça de crescer e explorar o que o mundo tem a oferecer a ela.

Conversando com a filha sobre namoro na adolescência

Converse seriamente  com sua filha sobre relacionamento na adolescência.

Mostre a ela o que você quer dizer quando contar como ela deve ser tratada. Seu papel não termina depois de conversar com ela. Mantenha a linha de comunicação sempre aberta.

As coisas podem dar errado e sua filha pode precisar de alguém para conversar, e você é a pessoa perfeita para isso. Lembre-a da importância de ela entender como deve ser tratada e como deve tratar seu parceiro também.

Caso sua filha te apresente o rapaz com que ela está namorando, seja gentil e respeitoso com ele, mesmo se por acaso você não goste dele.

Interfira quando necessário

Se o relacionamento não é mais saudável, você pode interferir no processo.

Ver a sua filha dispensando tempo e atenção para outra pessoa não é muito agradável, mas ao lidar como namoro na adolescência, você deve ter pulso firme para interferir quando algo não vai bem e ela corre o risco de ter problemas com o rapaz.

Tenha em mente que namoro de adolescente pode ser um pouco conturbado com idas e vindas e términos repentinos na relação, entenda que você não pode sair exigindo que sua filha aja exatamente como você quer, porém ela também não deve agir inadequadamente.

Motivos que justificam a interferência no namoro da sua filha adolescente são o uso de drogas ou a desconfiança que isso possa estar acontecendo, além de coisas relacionadas a mau comportamento derivados da influência do namorado.

Regras básicas para namoro adolescente

Estabelecer regras de namoro para sua filha o mais cedo possível evitará que qualquer problema ocorra. Conversar com seu filha sobre o que você espera dela é muito importante para ela saber como ela deve se comportar.

Aqui estão algumas regras básicas quando se trata de namoro adolescente.

1. Fale sobre o começo do namoro 

Tente desencorajá-la a se envolver em encontros tão cedo. Desencoraje-a a ir a encontros frequentes enquanto ainda é muito nova, pois estas são as razões mais comuns para gravidez na adolescência ou atividades sexuais.

2. Ensine sua filha a namorar com responsabilidade

Você não pode vigiar sua filha 24 horas por dia, 7 dias por semana, portanto, é muito importante que ensine a ela a importância de ser responsável.

Se possível, diga-lhe que ela deve evitar lugares sexualmente estimulantes e que deve se comportar com decência, pessoalmente ou virtualmente pela Internet.

Explique a ela o que pode acontecer se ela desobedecer o que você está dizendo.

3. Tente evitar que seu filho namore com alguém muito mais velho que ela

Quanto mais velho o cara é, mais manipulativo ele pode ser.

Você não pode dizer a ela quem ela vai amar, mas pelo menos diga a ela a idade ideal da pessoa com quem deveria estar saindo. Incentive-a a namorar alguém que tenha a mesma idade que ela ou que não seja um ano mais velho.

Isso ajuda a lidar melhor com o namoro na adolescência.

4. Peça-lhe para sair em encontros em grupo

Claro que uma terceira pessoa no encontro da sua filha não será bem visto pelo rapaz com quem ele sair que irá encarar a pessoa como alguém que foi para "segurar vela" mas o quanto mais ela sair desse forma com mais pessoas melhor, até que ela fique mais velha.

Sair em grupo de amigo pode ser divertido e até mais seguro pois eles podem se ajudar uns aos outros em qualquer situação e também é uma forma manter as garotas adolescentes mais seguras de rapazes que querem partir logo para uma relação sexual.

5. Conheça o cara que ela está namorando

Isso pode soar embaraçoso para ela, mas é muito importante que você conheça a pessoa com quem ela está saindo para que possa avaliar a situação de perto e dar melhores conselhos sobre como ela pode lidar com o namoro na adolescência.

Se possível, peça ao rapaz para buscá-la em sua casa sempre que puder para que possa perguntar a ele onde ele pretende levar sua filha e lembrá-lo das regras que ele deve seguir.

Encontros e namoros na escola

grupo de amigos adolescentes na escola

O namoro na escola é divertido e complicado ao mesmo tempo.

As complicações podem ser menores quando certas regras são seguidas.

Esses regras para namoro na adolescência incluem:

1. Nunca deixe que se envolva com traições 

Se um deles não está mais feliz com o relacionamento, então devem terminar logo.

É melhor que sua filha termine o namoro assim que acontece estranho como o rapaz mostrando interesse por outra garota porque acha que ela está mais aberta a outras coisas como relação sexual mais rapidamente.

A dor que ela vai proporcionar para a pessoa com quem está namorando será mais tolerável se terminar o namoro antes de uma traição acontecer. Ser enganado é provavelmente a coisa mais dolorosa que você pode proporcionar para o seu parceiro.

Um traição não apenas parte o coração, mas também quebra o espírito. Seja maduro o suficiente para terminar corretamente as coisas.

2. Fale para ela manter a privacidade

Postar coias na mídia social para que todos saibam o que ela está fazendo não é uma boa idéia. Isso a coloca em evidência e desperta o desejo de muitos rapazes e até mesmo homens mais velhos que são predadores sexuais, para lidar melhor com o namoro na adolescência é melhor que sua filha mantenha a própria privacidade o quanto puder.

Muitas pessoas nas redes sociais também estão à procura de buscar informações sobre as mulheres para que possam se aproximar mais facilmente em diversas situações como em festas, baladas e outros lugares que as garotas frequentam, por isso não é bom de expor.

Todos nós sabemos que é muito difícil manter uma adolescente sob controle quando de trata dessas mídias sociais como Facebook, Instagram, Snapchat, YouTube, etc. Mas é possível ter um balanço entre uso dessas plataformas e privacidade.

Ao postar fotos por exemplo, é recomendado não ficar se exibindo em com roupas curtas e decotadas ou poses sexy e provocantes que atraem a atenção de rapazes que estão loucos para encontrar uma parceira sexual ou terem uma aventura passageira.

Outro bom conselho é não ficar divulgando os locais onde as fotos são tiradas para não dar margem a possíveis perseguidores que podem chegar à conclusão de qual é a rotina da sua filha e ter a oportunidade de abordá-la nesses locais com intenções nada louváveis.

3. Oriente sua filha para não namorar em público

O amor de um casal pode parecer romântico, mas isso não é coisa para se exibir em público.

Passear de mão dadas é legal, mas beijar intensamente e ficar se esfregando em locais públicos é um pouco demais e nada elegante mesmo que sena namoro entre adolescentes.

Não é porque as outras pessoas fazer que isso deve ser feito pela sua filha também, não é fácil lidar com namoro na adolescência porque a mídia (principalmente a Internet) expõe muito as pessoas e jovens passam a achar tudo normal, mas no fundo não é.

É prudente manter o respeito e namorar fora da vista de pessoas desconhecidas.

4. Não deixe que ela viva no futuro

Sua filha adolescente está namorando mas não sabe se o rapaz será o homem com quem um dia irá se casar, então converse com ela a respeito desse assunto para que não crie expectativas e viva sempre imaginando uma situação futura.

Namoro na adolescência é algo mais relacionado à curtição e não deve ser levado tão à sério pois muita coisa pode acontecer, deixe que sua filha tenha plena ciência desse fato.

Se o namoro dela está perdurando por um bom tempo e tudo corre bem, até vale a pena conversar um pouco sobre o futuro, mas nada exagerado, tudo com moderação.

5. Ensine-a a lidar bem com as pessoas são contra o seu relacionamento na adolescência

É possível que sua filha encontre pessoas negativas que são contra a maioria das coisas que outras pessoas fazem, inclusive contra relacionamento de adolescentes. 

Cuidado com esse tipo de pessoa que às vezes até tem a intenção de ajudar mas acaba sendo o tipo que vê defeito em tudo e sua filha deve estar atenta e aprender analisar o que é um conselho ou crítica infundada, isso acontece bastante e pode atrapalhar uma relação.

Relacionamento é uma coisa muito particular e pessoas que estão mais próximas como a mãe e o pai estão mais aptos a dar conselho por terem experiência com uma relação e por conhecerem muito bem a filha que têm, então seja você aquele que aconselha e ajuda.

A lei para namoro nos EUA ?

Caso sua filha more nos Estados Unidos, segue um alerta, a lei é mais rigorosa nesse país.

Nos Estados Unidos, a idade legal que é considerada madura o suficiente para ir a uma encontro e se envolver em atividades sexuais é entre 16 e 18 anos de idade. A lei é diferente para cada estado, alguns deles permitem que os adolescentes namorem quem quiserem, desde que atinjam 16, outros estados exigem que eles atinjam 18.

Man arrested

Relacionamentos sexuais com idades inapropriadas são considerados estupro estatutário.

A violação estatutária é aplicada mesmo quando as duas partes namoram há muito tempo ou gostam do que aconteceu entre elas. Com estupro estatutário, geralmente é o mais velho que recebe uma punição mais pesada e pode ir para a cadeia.

Fique atento à esse fato, um homem mais velho nos Estados Unidos pode enfrentar séria consequências ao namorar uma mulher menor de idade (adolescente).

Considerações finais

Namorar é de fato uma fase colorida e excitante pela qual todos passarão. Se você tem uma filha que está pronta para sair para um encontro, certifique-se de aprender como lidar com namoro na adolescência e a vigie para garantir que nada dê errado.

Não seja muito duro com ela porque ela sentirá que você não confia nela o suficiente e nas decisões que você toma. Dê seu suporte 100% desde que ela saiba o que está fazendo.

Por favor compartilhe esse artigo com os amigos...

Previous Post
Homem tentando xavecar uma mulher
Dicas para homens

Como xavecar uma mulher

Next Post
Tips on dating a divorced man
Dicas para mulheres

Como conquistar um homem divorciado